Bem Vindo!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Quadrinhos Bíblicos





Clique nos links:

A criação do mundo
O dilúvio

A história de Abraão
Uma mentirinha inofensiva
O rapto de Ló
Abraão socorre Ló
Abraão pega um atalho
Os três viajantes
Deus e seu amigo Abraão
Nasce Isaque!
Hagar e Ismael não ficam desamparados
Abraão obedece a Deus
Um servo fiel
O encontro com Raquel
Sete anos por amor
Enganado no casamento
Jacó fica rico
Fuga de Padã-Arã
Raquel morre
Os sonhos de José
A vingança dos irmãos de José
O bebê Moisés
Um bebê tirado do rio
Um plano para Moisés
Um lar no deserto
Um arbusto que não se queima
Moisés e a sarça ardente
Vou estar sempre com você
Uma vara se torna uma cobra
Mais tijolos!
Um rio de sangue
Rãs imundas
Animais mortos e feridos
A Teimosia de faraó
Pedras caindo do céu
Os dez mandamentos
Espiões em Jericó
A jumenta que falou
Bençãos ditadas por Deus
Israel cai na armadilha
Retorno a Horebe
A morte de um amigo de Deus
A força de Sansão
O homem mais forte
Rute
Um exército de 300 homens
Gideão, a prova
Saul consulta a Pitonisa
Davi contra Golias
Davi conquista sião
Davi destrói os amalequitas
Vitórias de Davi
Davi rei de judá
A Sabedoria de Salomão
A cura de Ezequias
Jonas e o grande peixe
A viúva de Sarepta
Daniel e os leões
O Filho de Deus
O anuncio do seu nascimento
Viagem a belém
Anjos anunciam o nascimento de Jesus
Os magos do oriente
A fuga para o Egito
O nascimento de Jesus
A infância de Jesus
Festa em jerusalém
Onde está Jesus?
Na casa do Meu Pai
O carpinteiro de Nazaré
O mundo nos tempos de Jesus
Mensageiro do deserto
O batismo de Jesus
Jejum no deserto
Tentado pela fome
Casamento em Caná
A verdadeira felicidade
Curado e perdoado
Jesus e a filha de Jairo
A mulher estrangeira
A mulher cananéia
Encontro junto ao poço
Jesus e Nicodemos
Andando sobre as águas
A ovelha perdida
A moeda perdida
O próximo
Os dez leprosos
Jesus e as crianças
A entrada triunfal
Os trabalhadores maus
Jesus e Zaqueu
Jesus e a mulher samaritana
Jesus e a mulher pecadora
Lazaro vive
O filho prodigo
Jesus purifica o templo
O lava-pés
Para que se lembrem de mim
No jardim do Jetsêmani
A traição de Judas
Pedro nega Jesus
Jesus ou Barrabás
O sacrifício de Cristo
Os dois ladrões
A ressurreição de Cristo
Por que você esta chorando
Não tenham medo!
Quantos peixes!
A caminho de Emaús
Até breve
Pedro esta aqui!
Ele está vivo!
Dorcas
Estamos aqui!


10 Formas de Fazer as Crianças Orarem


Dawn Marie Barhyte

Oração


♥ Ser um exemplo vivo! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que veem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.
♥ Estar onde a criança está! Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.
♥ Faça da oração a prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária.
♥ Torne a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento que comemos. Obrigado pelas aves que cantam. Obrigado por tudo, Deus. Amém”.
♥ Pratique as orações de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a ideia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.
♥ Use orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.
♥ Incorpore atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.
♥ A cada momento dirija a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós!”
♥ Convide as crianças a orarem por motivos específicos!Troquem ideias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.
♥ Celebre a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.














Como montar e organizar um Ministério/Departamento Infantil?



Ministério/ Departamento Infantil





REFLITA NESTAS PERGUNTAS ...

Qual a situação da sua igreja hoje?

1. Departamento sem liderança?
2. Poucas pessoas envolvidas?
3. Material didático bagunçado?
4. Classes com idades diversas (sem divisão)?
5. Espaço físico inadequado?

O que fazer?

1. Conversar com pessoas que já foram envolvidas ou gostariam de se envolver com o MINISTÉRIO.
2. Marcar uma reunião e levantar uma liderança
3. Fazer uma pesquisa com os cooperadores para saber qual faixa etária gostaria de trabalhar, se tem alguma experiência em ensinar, qual a disponibilidade de tempo.
4. Dividir por faixas etárias.
5. Montar um currículo.
6. Separar algum material existente e/ou comprar (ou imprimir) o necessário baseado no currículo .
7. Dar cursos, convidar pessoas para ministrar cursos, incentivar a leitura de livros e a participação dos professores em cursos fora da igreja.
8. Elaborar uma filosofia de ministério com crianças.

    Como estabelecer uma filosofia de ministério? Não é fácil estruturar um MINISTÉRIO INFANTIL na igreja, por isso se você não é o pastor da Igreja, incentive-o, mostre o seu projeto, envolva-o e é claro, ore a Deus, pois Ele é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade Filipenses 2:13 A filosofia de Ministério Infantil deve ser estabelecida em cima de algumas perguntas:

1.-O que é o MINISTÉRIO INFANTIL?
2.-Qual a razão da existência dele?
3.-Onde você quer chegar com ele?
4.-Quais são seus valores?
5.-Quais são seus alvos e propósitos?
6.-Que tipo de pessoa você quer na sua equipe? (lembre-se que a Equipe deve conhecer OS PLANOS E OS PROPOSITO DO MINISTÉRIO INFANTIL )

Detalhamentos dos alvos

1.-O quê é? (Escola Bíblica , Culto Infantil, EBF)
2.Por quê? (Qual o objetivo)
3.Quem? (Quais são as pessoas envolvidas)
4.Como? (todos os detalhes envolvidos para executar o evento)
5.Quando? (Domingo de manhã, à noite, férias)
6.Quanto? (qual o custo de cada alvo)
7.Onde? (local para o desenvolvimento dos alvos propostos) Rotina Básica Demonstração das atividades e incumbências básicas e gerais do Ministério. Dá uma visão das responsabilidades do Ministério, uma vez que o Ministério Infantil é muito mais que a Escola Bíblica , EBF ou Culto Infantil .

Escolhendo sua equipe...
Sua equipe deve ser composta de pessoas que possuem os 5 C's
Crendo - em Jesus e sua Palavra
Convivendo - com os irmãos em comunhão , sendo sempre submisso á sua Liderança e Pastores. Crescendo - assistindo aos cultos, buscando verdadeiramente a Deus , jejuando e orando .
Cooperando - servindo na igreja , não medindo esforços , dedicando - se sempre no seu ministério. Comunicando - o amor de Deus, evangelizando .


MANIPULAÇÃO DE FANTOCHES

Aprendendo sobre fantoches

Quem não gosta de fantoches???
Uma aula com estes amiguinhos fica bem mais atrativa. Quando falamos de fantoches, imaginamos sempre aqueles tradicionais de espuma ou de veludine...Mas nem sempre temos este tipo de material em mãos. Outra preocupação que vejo muito é a de não saber manipular o fantoche. Então, colocarei dicas de manipulação, moldes e tipos de fantoches aqui feitos de vários tipos de material, até recicláveis.

Vamos lá...


MANIPULAÇÃO DE FANTOCHES
     O boneco é um objeto inanimado até que o manipulador lhe dá vida . Essa vida é expressa pelo modo como o manipulador manipula o seu boneco . Essa é a maneira a se considerar em dar vida a um boneco .
      Para primeiro dominar a técnica de manipulação de bonecos, é necessário que o ator conheça os movimento de suas mãos antes de começar a trabalhar com o boneco em si . Conhecer o movimento de cada dedo, movimentar o pulso e criar ritmos em cada movimento . Feito isso o ator-manipulador estará adquirindo percepção e domínio do movimento das mãos, educando-as para adquirir o máximo de sincronismo e naturalidade quando estiver interpretando com o fantoche . Podemos observar que as nossas mãos estão em constante movimento (Juntamente com os braços e o corpo) , com elas também nos comunicamos através de gestos , ora demonstrando algo, ora expressando um sentimento.
    Antes de começarmos a trabalhar a parte da manipulação, vamos primeiro trabalhar o corpo e a voz, conhecer a postura correta de se manipular um boneco . Para isso começaremos com exercícios básicos de aquecimento físico, alongamento e relaxamento para o corpo e braços .

1. Mantenha-se em pé, coluna reta com os braços paralelo ao corpo .

2. Respire e solte o ar por duas vezes .

3. Passe o braço direito por cima da cabeça e segure o rosto do lado esquerdo e puxe inclinando a cabeça para o direito . Faça o mesmo procedimento com o braço esquerdo passando-o por cima da cabeça e segure o rosto do lado direito e puxe inclinando a cabeça para a esquerda .

4. Movimente a cabeça para cima e para baixo, para os lados .

5. Relaxe a cabeça e agora gire os ombros 8 vezes para frente e para trás.

6. Relaxe os ombros e agora gire os braços oito vezes para frente e para trás .

7. Estique os braços para frente alongando-os e solte relaxando, repita quatro vezes.

8. Coloque os braços ao lado do corpo e apertando-os ao sovaco, tente fazer o movimento como se tivesse batendo asas, mas somente do cotovelo até as mãos, faça com rapidez e depois solte e relaxe, repita por quatro vezes .

9. Inspire e expire . Agora respire ofegante e lentamente usando sempre o diafragma .

10. Faça um aquecimento de coluna. Primeiro desça a cabeça ; depois o peito ; barriga ; cintura; quadris; coxa; enrolando o corpo até o chão. Permaneça por um momento, conte até cinco vá desenrolando o corpo subindo por último a cabeça .  Repita o movimento por três vezes .

11- Trabalhe os pés. Fazendo movimento para cima e para baixo. Agora faça movimento em círculo por cinco vezes, para dentro e para fora. Faça o mesmo exercício só que agora com os joelhos.

12- Respire e repita o exercício 9.

13- Estique os braços para frente com as mãos abertas como se fosse um sinal de pare.

DICÇÃO

Para trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar
a personagem .Quanto melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece com estes exercícios : 

BA BE BI BO BU
LA LE LI LO LU
DA DE DI DO DU
PSA PSE PSI PSO PSU
PRA PRE PRI PRO PRU
VRA VRE VRI VRO VRU
BLA BLE BLI BLO BLU
SAPATOPRÁ SAPATOPRÉ...
CADEIRAPLÁ CADEIRAPLÉ..
JANELAFRÁ JANELAFRÉ...


Repita três vezes seguidas estas palavras :
a- TESSALONICENSSES
b- PARALELEPÍPEDO
c- OTORRINOLARINGOLOGISTA
d- MISSANTROPO
e- ARTAXERXES

TRAVA-LÍNGUA 

Exercícios de trava-língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal . Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita-as falando rápido por três vezes.

Segue algumas sugestões abaixo :

DIGA RÁPIDO, SEM TROPEÇAR NA LETRA
E SEM ERRAR A PALAVRA

MARIA MOLE É MOLENGA
SE NÃO É MOLENGA,
NÃO É MARIA MOLE.
É COISA MALEMOLENTE ,
NEM MALA, NEM MOLA
NEM MARIA, NEM MOLE.

O DESINQUIVICAVACADOR
DAS CARAVELARIAS
DESINQUIVICAVACARIA
AS CAVIDADES QUE DEVERIAM SER
DESINQUIVICAVADA
A SÁBIA NÃO SABIA 
QUE O SÁBIO SABIA
QUE O SÁBIA SABIA.

O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
QUAL É O DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE BATATA DOCE.

A MANIPULAÇÃO 

  Antes de começarmos a manipular o boneco em si, o ator bonequeiro precisa conhecer primeiramente o movimento das mãos, a articulação dos pulsos, braços e dedos. Enfim, trabalhar e estudar movimentos sem o uso do boneco.

Primeiro Passo - Movimentando com os dedos

   Movimente cada dedo das mãos.
  Movimente para frente, para trás e para os lados. Feito isso, faça com que aja interação entre os dedos. Pegue tinta guache ou de tecido [ diversas cores] e pinte os dedos de cada cor em forma de carinha [ não é necessário ter detalhes, olhos, boca, etc .
  Agora comece trabalhando com pequenos diálogos com os dedos, por exemplo, o indicador e o polegar;

INDICADOR : 
VERMELHO : Bom dia senhor amarelo. Está um belo dia hoje não? 
AMARELO : Bom dia senhor vermelho o dia está maravilhoso.

    Trabalhe com diálogos simples e objetivos , para ter uma noção.
    De características a cada personagem e um tipo de voz diferente para cada um.
    Agora vamos fazer uma variação. Tomemos copinhos, destes descartáveis tipo de servir café.
 Pegue caneta hidrocor desenhe vários rostinhos, coloque o copinho nos dedos e trabalhe manipulação, prenda os copinhos com fita dupla face nos dedos.
faça o mesmo exercício básico, crie diálogos, situações, coloque música de fundo para desenvolver ritmo aos dedos.

Segundo Passo - Manipulando objetos

Pegue objetos que não sejam fáceis de quebrar e comece a contar uma história. Você pode desenvolver a história pegando lápis e canetas que são objetos fáceis de se manusear. Trabalhe outros tipos de objetos, de diversas formas e tamanhos.
Veja alguns exemplos :
copos latas pregador brinquedos pregos livros
colher garrafa pet sapatos
caixas potes pedra
papel 

Crie movimentos com os objetos. Jeito de andar, de correr, tipo de voz, jeito de falar.

Terceiro Passo - Manipulando com figuras

   Pegue figuras de revistas, jornais, revistas e recorte-os. Feito isso comece a trabalhar a manipulação e improvisar diálogos, como foi demonstrado nos passos anteriores. Essas figuras servem para trabalhar a criatividade e caracterização de um determinado personagem. Por exemplo:
   Pessoas da política, artistas, animais, crianças, jovens, velhos, etc. Enfim você estará criando uma galeria de personagens.

Quarto Passo - Manipulando fantoches de mão

Os fantoches de mão são os mais fáceis de manusear para o manipulador iniciante, pois todos os movimentos resultam da forma como o manipulador movimenta o boneco. Antes de você usar o fantoche, trabalhe primeiramente os movimentos das mãos, dos pulsos e dos dedos. Comece com uma simples pantomima. Dominando os movimentos básicos, passe para os mais avançado. Para você observar melhor a sua manipulação , coloque a sua frente um espelho quando você tiver segurança com os movimentos básicos passe a manipular o boneco em si. Segue no final desta apostila um quadro com os movimentos básicos.

Quinto Passo - Manipulando bonecos

Fantoches são bonecos daqueles tipos sem boca, em que as cabeças são feitas de bolas de isopor ou papel marche, em alguns lugares e no meio teatral eles são conhecidos como mamulengos. Esse tipo de boneco é mais conhecido como fantoche, já bonecos definimos estes que são do estilo da televisão ( Cocoricó, TV Colosso, TVE, Muppets, Vila Sésamo, Boneca garrafinha, etc.), por suas bocas serem móveis. Usualmente o movimento possível para esse tipo de boneco é o abrir e o fechar da boca, vamos estudar alguns exemplos para tornar esse movimento mais eficaz.

a - A cabeça do boneco deve ser mantida levemente inclinada para que a platéia possa ver os olhos do boneco.

b - No ato de falar, os movimentos dos dedos e dos pulsos do manipulador devem coincidir com as, palavras do diálogo.

c - Sempre que começar um diálogo termine-o com boca fechada.

d - Ao fazer o boneco dialogar movimente o pulso para ambos os lados para dar movimento ao boneco enquanto este fala.

e - Comece com a própria voz a trabalhar cada consoante do alfabeto. É necessário domina-las primeiro depois partir para os diálogos.


EX:  ALFABETO = PRONÚNCIA

A = a
B = Be
C = Ce
D = De
E = e
F = Éfe
G = Ge
H = Agá
I = i
J = Jota
K = Cá
L = Éle
M = Eme
N = Ene
O = O
P = Pe
Q = Que
R = Erre
S = Esse
T = Te
U = u
V = Ve
W = Dabliu
X = Xis
y = Ipsulom
Z = Zê


f- Pratique com o boneco recitando frases simples e poemas infantis.
Por Exemplo:
“Eu vou pra a casa.”
“Minha boneca é de pano.”
“Meu jardim é florido.”

Cante cantigas de roda somente com a sua voz. 
Consiga efeitos diferentes variando a velocidade e o quanto você abrirá a boca do boneco.
O boneco pode fazer movimento de "sim" ou "não", pratique sempre os movimentos básicos diante de um espelho.
Utilize também CD's com músicas infantis para treinar dubla e aprimorar a manipulação e a voz.


Sexto Passo- Manipulando fantoches de varetas

Esse tipo de fantoche consiste de uma vareta para o corpo e cabeça e uma vareta para cada mão. Segure a vareta da cabeça e a vareta para uma das mãos e a terceira vareta com a outra mão. A manipulação deste fantoche depende da mobilidade do corpo e das mãos, os fantoches de vareta sem o corpo mas com roupas longas, podem dar um efeito de movimentos ondulantes.
Com os bonecos de boca móvel, você pode colocar varetas e ferrinhos nas mãos. Só que esse tem uma diferença você irá manipular a boca com a outra mão, cruze os ferrinhos em forma de X e entrelace os ferros entre os dedos como se estivesse manuseando pauzinho japonês. Esse método permite que você movimente melhor os braços e faça movimento de bater palmas.

Sétimo Passo- Fantoches com fios ou marionetes

   Antes de adentrarmos a manipulação de marionetes é necessário conhecer tipos diferentes de controles. Todos marionetes precisam de controle para segurar os fios. Vejamos alguns:
# - Controle de uma peça
   Use uma régua de 30cm ou pedaço de vareta do mesmo tamanho.

# - Controle de duas peças
   Para fantoches pequenos e leves, faça este controle com palitos de sorvete, cole um sobre o outro em forma de cruz. Para fantoches mais pesados pegue dois pedaços de madeira com 15cm de comprimento por 2,5cm de largura. Faça ranhuras em cada pedaço de madeira, as ranhuras ajudarão a manter os fios no lugar.


# - Controle de três peças
  Use três pedaços de madeira, cada qual com 15cm por 2,5cm de lar ura pegue também um prendedor de roupa. Faça ranhuras nos três pedaços de madeira. Agora cole com pedaço de madeira com quatro ranhuras quase no alto do pedaço de madeira com uma ranhura. Vai ficar um avião tipo biplano, cole o prendedor e prenda o pedaço de madeira com duas ranhuras com o prendedor de roupa.
     Agora que conhecemos os controles, passaremos para a parte da manipulação com o marionetes de um controle só . Segure o controle com uma das mãos e use a outra mão para levantar sutilmente o fio para conseguir movimentos. Marionetes com controles de três ou quatro peças dão margem a uma variedade de movimento, procure evitar roupas que atrapalhe a manipulação dos marionetes. Manipular não é tão fácil quanto se parece, requer muita prática e exercício para se dominar todos os movimentos possíveis. Observe como as pessoas se movimentam e experimente o mesmo efeito com a marionete, sempre pratique diante de um espelho, começando com movimentos simples como acenar com a mão, apontar, coçar a cabeça, fingir que está chorando etc. Para fazer o boneco caminhar, balance bem de leve os controles de um lado para o outro. Mantenha os pés do boneco no 
chão, para que não pareça que está flutuando no ar, evite fazer o boneco andar depressa. Sempre mantenha o corpo do boneco na posição vertical, do contrário, parecerá que está desequilibrado. Trabalhe outros movimentos como, deitar, dançar, inclinar e sentar. Pratique movimentos básicos.


Oitavo Passo - Trabalhando a voz para os fantoches

Colocar uma voz no boneco requer habilidade, siga estas sugestões . 
# - Comece usando sua voz normal. Quando estiver seguro experimente usar uma voz diferente.
# - A voz de um fantoche deve combinar com o seu caráter, uma formiga e um elefante não pode ter a mesma voz.
# - Compreenda a natureza física da personagem para que a voz seja condizente com ela.
# - Quando houver dois fantoches em cena trabalhe tons contrastantes, (Tom baixo, alto, grave, agudo.).
# - Desenhos animados são ótimas referências para se buscar tipos diferentes de vozes.
# - Leia pequenos textos e trabalhe-os usando a voz.
# - Para se ter mais segurança na voz e na manipulação, decore um texto.
# - Imite vozes de animais e tente adequar a voz do fantoche.

Nono Passo - Trilha sonora

O desempenho de qualquer peça de teatro de bonecos é realçado por uma trilha sonora. A música estabelece quando a peça vai começar e dá uma sensação de fim quando a peça se encerrar.
Possibilita fazer ligação de uma cena para outra, ajuda a mostrar passagem de tempo enquanto a mudança no cenário. A trilha sonora deve ser simples para não dominar a peça, use a trilha somente quando os bonecos não estiverem falando, isso impede que a música abafe as vozes, grave a trilha em Cd ou fita, sempre selecionando músicas apropriadas para as peças.


Décimo Passo - Dicas para uma boa manipulação
# - Os fantoches devem ser mantidos na posição vertical, não incline os fantoches.
# - Cada movimento deve ter um significado, evite movimentos sem razão.
# - Os fantoches devem entrar por um dos lados do palco, ao menos, que seja um efeito especial (subir de elevador, escada rolante ).
# - Quando dois fantoches estiverem em cena devem estar com os olhos no mesmo nível.
# - Os bonecos que não estiverem falando , podem concordar ou discordar, sempre participando da cena, nunca parado e sem movimento .
# - Trabalhe reações e emoções com os bonecos. Observe os movimentos de outros bonecos e maneiras de manipulação.

    Como todo seguimento, o teatro de fantoche tem um mundo de opções, você descobrirá com o tempo muitas outras maneiras de fazer teatro de bonecos e adquirirá técnicas para seu desenvolvimento profissional . 
Isso é só o básico do básico .


50 Atividades Imprimir

O anjo aparece a José

Mês da bíblia

Exercícios de fé

Deus cura!


Saia da caverna





Abraão, Sara e Isaque



Sara, concebe Isaque



Ana, Deus ouve a sua oração 

Samuel



Meninas lendo a bíblia




Multiplicação dos peixes



Criança lendo a bíblia


Jesus e a Samaritana








Capa portfólio EBD







A criação

Deus criou os animais



Daniel na cova dos leões



Arca de Noé


Bíblia






Salmos 119:105




Bíblia

Dia da Bíblia







Dia das mães!


Smilinguido - Honra pai e mãe


Isaque no holocausto


Caim e Abel


Louvai ao Senhor


Talento


O anjo visita Maria




Jesus no templo





João Batista


Jesus ordena que Pedro volte a pesca



Saída do Egito


Jesus chama Pedro e André


Zaqueu, Jesus o escolhe


Medo, lembre-se de Jesus!




Páscoa



Moisés no rio Nilo



Ovelha perdida



Jesus, o bom pastor!


Dia dos pais!


Jesus me faz feliz!



Promessa a Abraão


Oração e o Cordeiro


José e a túnica


Arca de Noé



As pragas do Egito



Dia das mães!


Torre de Babel



Mês da bíblia




Jesus nos salvou!



Jesus e seus discípulos



Deus é bom!



Natal/ Nascimento de Jesus