Departamento Infantil
Temos dificuldades em organizar e trabalhar no ministério infantil, pois, na maioria das vezes não sabemos como devemos executar o planejamento para que venhamos ter uma aula e um culto infantil extraordinário onde as crianças possam sair dali cheias do Espírito Santo. Outrora, até sabemos o que fazer e o Espírito Santo já nos ensinou o que devemos fazer e como fazer, porém, aqui entra um sentimento ou até reação onde nos sentimos incapazes ou a insegurança e o medo nos prende e atrapalha todo o planejamento, mesmo que Ele esteja no controle. Você precisa acreditar em si mesmo. Foi o Senhor que te chamou? Ele te deu esse ministério? Então o que você está esperando para confiar em Deus e fazer a sua obra? Deixe todo sentimento ou reações contrárias de lado, CONFIE Naquele que te chamou, pois Deus não faz nada pela metade, quando Ele começa a obra em nós, Ele completa. Você precisa confiar no Senhor e buscar Dele a capacitação e também recorra aquilo que você tem ao seu alcance recursos didáticos, recursos visuais e a diversidade de materiais que temos nos nossos dias. O maior importante é você buscar a Deus cada vez mais, ter relacionamento verdadeiro com Cristo e comunhão, seja constante na ORAÇÃO e também leia a bíblia e pesquise bastante sobre aquilo que irá ministrar para não ensinar algo errado ou transmitir algo que você não sabe. Com o tempo você irá adquirir experiência e maturidade, então verás que com Deus no controle tudo vai ficar bem. Abaixo segue algumas dicas que encontrei no blog da tia Marcela Cris que pode te ajudar e esclarecer as suas dúvidas. Que Deus te abençoe!!!
Como se desenvolve o Ministério Infantil - 1ª Parte
Escola Bíblica: A função da escola bíblica é instrucional; apresentação dos personagens e das histórias bíblicas.
Cinco Princípios Bíblicos para a Escola Bíblica
1. Ser bem organizada e ter um objetivo
2. Deve ter um plano definido de estudo
3. Deve ensinar o básico do cristianismo
4. Os professores devem ser qualificados
5. Os professores devem se preparar e orar
Atendimento
As escolas bíblicas atendem as crianças de 0 a 12 anos, divididas por idades e salas.Berçário 1 – 0 a 06 meses
Berçário 2 – 07 a 12 meses
Maternal – 01 a 03 anos
Pré-Primários – 04 a 06 anos
Primários – 07 a 09 anos
Juniores – 09 a 12 anos
Organização
Cada culto tem uma equipe diferente.Em cada culto há um líder responsável por todo o funcionamento, distribuição do material, cuidado dos voluntários.
Voluntários; Ministram em sala de aula e ajudam na organização do material, distribuição, portaria, etc...
Voluntários
Não devemos esquecer que o primeiro e mais importante recurso didático é o próprio professor.1. A Voz: a voz do professor deve ser agradável, bem audível, a mais perfeita dicção possível. Linguagem simples, correta e compreensível. A voz humana é um dos mais ricos e versáteis, senão o mais rico e versátil dos instrumentos, sendo capaz das mais perfeitas imitações de outras vozes humanas, de animais e aves, bem como dos mais variados sons.
2. Os gestos: gestos auxiliam e enriquecem uma narrativa. Devem ser simples harmoniosas, variados e oportunos.
3. Os conhecimentos: é indispensável conhecer a criança a quem se ensina, a matéria a ser ensinada, os objetivos propostos e a maneira como se vai ensinar. Com tais conhecimento é possível ensinar e obter resultados positivos.
Dois pontos essenciais:
1. Atendimento Cordial – não falar mal do líder / saber escutar as pessoas
2. Auto-estima se constrói – falar sempre bem / trabalhar caráter
Ambiente Físico
Local onde as crianças ficam deve ser sempre alegre, bem colorido e que as crianças se sintam bem.Preparação da Lição: (II Timóteo 2.5)
A arte de contar História
:: Como realizar a preparação de uma Lição Bíblica -
Plano de Aula
:: Plano de aula para a Escola Bíblica -
Como se desenvolve o Ministério Infantil - 2ª Parte
Culto Infantil
A função do culto infantil é inspiracional: aplicação dos princípios e verdades bíblicos.Objetivos do Culto
1. Levar as crianças a conhecer a Palavra de Deus2. Convidá-las a corresponderem ao mover do Espírito Santo para aceitarem a Jesus.
3. Apresentar o evangelho às crianças de modo que elas possam entendê-lo.
4. Despertar o desejo por missões.
5. Ensina-las como orar e agir em um louvor congregacional.
6. Mostrar a importância de ajudar a obra de Deus e ser fiel nos dízimos e ofertas.
7. Ensinar como louvar a Deus (Mt 21:16)
Cinco Pilares do Culto Infantil
As escolas bíblicas atendem as crianças de 0 a 12 anos, divididas por idades e salas.1. Louvor e Adoração (Mt 21.15-16)
2. Participação ativa.
3. Programação que visa as necessidades das crianças.
4. Base Bíblica
5. Oração
1. Como Desenvolver os Pilares
1. Louvor - O que a música pode fazer:a) Ensino (a música deve relacionar-se com o ensino)
b) Crianças participam
c) Estabelece o humor (diverte)
d) Celebra
- Música com Gestos – animação e atenção das crianças
- Música com CD
- Música cantada – “Eu preciso de Você”
- Música com Visual
2. Oferta - As crianças precisam aprender desde cedo o valor das ofertas e dízimos diante de Deus.
Este é um momento de aprendizado e obediência.
3. Programação que visa às necessidades das crianças / Base Bíblica
:: Dramatização – Método teatral de contar história.
a) Muda – ocorre quando um narra a história, enquanto os atores encenam o que ele está contando.
b) Falada – é a que ocorre quando os atores representam diálogos (nesta as cenas podem ser interrompidas pelo narrador, para trazer explicações e incentivo as crianças).
OBS: Vocês podem utilizar as próprias crianças para irem representar o que se está narrando.
:: Monólogo de Personagem – Usar alguém como se fosse da época. Narra a história na primeira pessoa. Pode ser um personagem humano, um objeto, um animal. Por exemplo: O peixe que comeu Jonas.
:: Objetos – São utilizados objetos (roupas, brinquedos, acessórios, etc) como dentro de uma mochila e a medida que a história for acontecendo se retiram os objetos e estes fazem parte da história (as crianças guardam muitas das coisas quando estas se relacionam com um objeto)
:: Bonecos e Fantoches – Neste recurso o interessante é utilizar uma pessoa contracenando com os bonecos e interagindo com as crianças. Tome cuidado, pois a maneira como se manuseia o boneco pode fazer com que a história se perca (movimentação da boca).
:: Programa de TV – Esse método se vale dos modelos de programas de TV e seus vários quadros e características. Seus quadros podem incluir: Entrevistas, apresentações musicais, coreografias, comerciais, fazendo com que as crianças aprendam a história através do desenrolar da história.
:: Mímicas – Conta-se um pedacinho da história em forma de mímica e depois comenta e pede explicações.
:: Material Concreto – Para crianças, só funciona o concreto se você contar a história dos 12 apóstolos e trouxer 12 pedrinhas. Cada uma delas se transformará verdadeiramente em apóstolo na mente infantil durante a narrativa. As crianças fixarão o conteúdo de forma mais aprofundada.
:: Plano da Salvação – Macacão colorido com as cores da salvação. Ou Livro sem palavras.
I. O céu (cor dourada)
II. O pecado (cor preta ou marrom/ escura, suja)
III. O sangue de Jesus (cor vermelha)
IV. A nova vida (cor branca)
V. Crescimento em Cristo (cor verde)
:: Desenho – Pode contar as histórias através de desenhos feitos em tempo real, através de perguntas, deixando as crianças montarem a história.
:: Outros – Flanelógrafos, visuais, retro projetor, filmes, desenhos animados, histórias cantadas, gincanas de perguntas bíblicas, etc.
I. Você, líder, precisa ser criativo, utilizar a Bíblia de uma forma atraente para as crianças.
II. Através de sua criatividade você pode criar vários métodos, basta colocar toda a sua mente para funcionar
:: Sugestões Finais – Como Começar um Programa Infantil:
a) Alvo em mente: excelência
b) Avalie a necessidade
c) Estabeleça uma visão
d) Faça orçamento e providencie recursos
e) Encontre líderes qualificados
f) Faça publicidade
g) Mostre a importância do programa e suas necessidades
h) Estabeleça prioridades
i) Aceite sugestões
j) Resuma a filosofia que defina o Ministério Infantil em uma frase: Ex: “Evangelizando para ensinar e Ensinado a Evangelizar”
Como se desenvolve o Ministério Infantil - 3ª Parte
Para Que Uma História?
“Quem não compreende pensa que é para divertir. Mas não é isso. É que elas têm o poder de transformar o cotidiano. Elas chamam as angústias pelos nomes e dizem o medo em canções. Com isto angustias e medos ficam mais mansos. Claro que são crianças, especialmente aquelas que moram dentro de nós, e têm medo da solidão...” (Rubens Alves).Porque fazer uso do conto:
A História é um dos eficientes meios de ensino;
Ela mantém o interesse da classe.
Torna claro e prático o alvo principal que se deseja focalizar.
É facilmente lembrada e ficará na memória da criança para futuras necessidades.
Sugere normas de comportamento sem que se diga “faça isso” ou “não faça aquilo”.
Ensina de modo interessante.
Desperta na criança a correta atitude mental em relação ás coisas de Deus, família, sociedade.
Toca o coração, fonte das emoções.
A criança deseja automaticamente imitar o “herói” da história sem que isso lhe seja suicidado.
O momento da história é de grande prazer.
E, principalmente, é o método que Jesus Cristo, o grande mestre, usou para ensinar.
Mandamentos para contar histórias:
1. Ser um bom ouvinte
2. Ter domínio
3. Ter concentração
4. Ter “despudor”
5. Crer
6. Ter boa memória
7. Investigar
8. Ter um objetivo
9. Ser criativo
10. Amar
Contando a História: Toda história possui três momentos:
1. A VozA voz é um maravilhoso dom de Deus dado a nós. É o recurso por excelência do contador de história. Na narração, além de transmitir idéias, fornece o ambiente do conto. Com uma simples mudança de tom muda-se a cena, cria-se um clima de expectativa, representa-se diferentes personagens, etc...
Projeção da voz – a voz deve estar de tal modo bem colocada e projetada de forma que todos no auditório ouçam com clareza. Se necessário, use microfone. Mas lembre-se: apenas se necessário.
Ritmo da voz – O conto possui um ritmo natural que deve ser observado pelo contador; pausas, falas apressadas, sono, expectativa, etc. E é justamente esses aspectos que irão determinar o chamado “tempo psicológico do conto”. Varie o tom da voz e velocidade ao falar. Abaixando o tom de voz e falando devagar se chama à atenção para uma parte empolgante da história.
1. Use diálogos;
2. Fale pausada e audivelmente;
3. Use uma linguagem simples, adequada ao auditório.
Como relação as vozes de personagens ou mesmo onomatopéias, que possam aparecer no conto, vale dizer que serão muito bem-vindas, se bem executados. Do contrário, devem ser evitadas, pois podem acabar por confundir o ouvinte.
2. Cuidando da Voz
Aqui apresentamos alguns exercícios que muito ajudarão no cuidado da voz.
:: ENROLAR E DESENROLAR – de pé, inspirar lentamente pelo nariz e expirar bruscamente pela boca. Dobrado o corpo para baixo e para frente. Voltar lentamente á posição inicial, mantendo o queixo no peito até o final do movimento.
:: CARETAS E SONS
- Dar beijocas
- Contrair os cantos da boca e manter os dentes cerrados
- Contrair os olhos e sobrancelhas, relaxando-os em seguida
- Entortar a face para esquerda e para direita
- Bocejar repetidamente, emitido sons
- Vibrar a língua com o som trrr.... como se fosse um telefone
- Vibrar os lábios e bochechar com o som brrr.....
:: RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA – deitado, de barriga para cima, colocar as mãos sobre o abdome. Inspirar pelo nariz e expirar pela boca percebendo o subir e descer da barriga. Mantendo a mesma posição, inspirar prendendo a respiração por alguns segundos, em seguida, expirar em “S” lentamente.
:: AS EXPRESSÕES - As expressões dizem muito. Às vezes, sem fala alguma, dizemos muito, apenas com gestos. As expressões são maneiras de exteriorizar sentimentos, pensamentos. Devemos estar atentos à linguagem do corpo. A face e as mãos são elementos fundamentais para se contar uma história. Os gestos e expressões realçam nosso ensino, torna o conto mais interessante. Por isso EVITE GESTOS INÚTEIS E EXAGERADOS, assim como a repetição continua do mesmo gesto.
Duas atitudes são de grande ajuda:
1. Tenha uma visão mental do conto. Situe-se nele. Observe seu desenvolvimento. De aos personagens características humanas: emoções, desejos e pensamentos.
2. Prepare o que vai dizer. Veja claramente em sua mente, colocando os acontecimentos em ordem lógica. Você não poderá contar uma história eficientemente se não viver para si mesmo. Dialogue com a história.
Créditos: http://wwwmarcelacris.blogspot.com.br/2013/05/como-se-desenvolve-o-ministerio.html










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